top of page

Eixo
ciclo biogeoquímico DO CARBONO

Estoque de Carbono nos Manguezais da BTS

A capacidade dos manguezais funcionarem dentro dos seus limites é dependente de propriedades do solo (pH, condutividade elétrica, Eh) e da composição mineralógica, pela quantidade e qualidade da MOS e pela concentração de metais. A degradação dos manguezais resulta em perda considerável de serviços e sobretudo impacta o estoque de C e N, por exemplo.

COLETA​

As amostras serão coletadas em maré baixa, nas áreas de florestas de mangue (Figura 2) com predominância das espécies vegetais Avicennia schaueriana, Rhizophora mangle e Laguncularia racemosa. As amostras serão realizadas a uma distância mínima de 15 m uma da outra. Para caracterizar o teor de C do solo, cinco amostras simples serão coletadas nas áreas de manguezais na profundidade de 50 cm com tubo PVC de 5 cm o qual será segmentada a cada 5 cm. Para cada amostra segmentada será avaliada o pH (previamente ajustado para pH 4 e 7 utilizando padrões escala NIST), potencial redox (Eh) e Condutividade elétrica (CE). 

Eixo2-Estudo1

ANALISES

​

Em laboratório, as amostras serão avaliadas para teor de Carbono inorgânico (CI) através do TOC (Shimadzu, Japan) e os teores de C (TC) e N (TN) total serão determinado utilizando o analisador elementar (CHNOS) Vario III. Em cada profundidade amostrada será determinado, densidade do solo (ds) e o teor de água. A densidade do solo (ds) será determinada pelo método gravimétrico. E parte das amostras serão secas a105 °C for 48 h. O teor de carbono orgânico será calculado a partir dos dados do CI e CT

​

O estoque de carbono em cada profundidade será calculado usando os valores da densidade de solo (Ds) e Carbono orgânico total (COT).

 

​

bottom of page