top of page

Eixo
usos e conflitos em torno dos recursos naturais

Mapeamento e Modelagem de Manguezais da BTS

IMAGENS ORBITAIS

 

Para se ter uma visão macro escalar das alterações das áreas de manguezais da BTS nos últimos 10 anos serão utilizadas imagens registradas pelas bandas RGB + N-Infrared dos satélites Landsat 5, 7 e 8 serão utilizadas (NASA, 2013). A série Landsat foi proposta por meio de parcerias e projetos internacionais entre a Agência Espacial Norte Americana (NASA) e o Serviço Geológico Norte Americano (USGS). O banco de imagens encontra-se disponibilizado gratuitamente através de extensos repositórios de dados globais como:

Earthexplorer: https://earthexplorer.usgs.gov/

National Oceanic and Atmosferic Administration - NOAA - http://www.noaa.gov/

Figura 1: Critérios de busca de imagem no site Earthexplorer: https://earthexplorer.usgs.gov/ 

Figura 2: VANT modelo Phantom 4 da DJI.

IMAGENS de VANT

As imagens do VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) serão obtidas para monitorar por 18 meses áreas identificadas como críticas pelas imagens orbitais, quanto ao crescimento de plantas e características do solo. As imagens VANT serão obtidas a partir de dois sensores embarcados na plataforma de voo do VANT modelo Phantom 4 da DJI (Jiāng Innovations Science and Technology Co., Ltd.). O primeiro sensor é uma câmera RBG de 16 megapixel e o segundo uma câmera RGB + N-Infrared de 16 megapixel (sensor sequoia). Por ser um modelo de quarta geração, a linha Phantom apresenta tecnologia que viabiliza boa estabilidade no equipamento através de uma unidade de sistema inercial bastante precisa e um sistema de GPS embarcado e as imagens capturadas tendem a apresentar excelente qualidade.

PERFILADOR ELETROMAGNETICO

O equipamento geofísico terrestre eletromagnetic profiler (EMP-400) será utilizado para aquisição dos dados eletromagnéticos indutivos ao longo de perfis, os quais serão planejados em associação com as áreas voadas pelo VANT. O EMP-400 é um sistema compacto e opera em multifrequêcia (1-16 Khz) o que permite a da camada entre 0 e 6 metros de profundidade (DOOLITTLE & BREVIK, 2014). O EMP-400 conta com um GPS integrado e pesa apenas 4,5 kg, o que permite uma ampla mobilidade.

Figura 3: Eletromagnetic profiler (EMP-400)

PROCESSAMENTO DIGITAL

O processamento digital das imagens serão utilizados os softwares Arcgis, versão 10.2 e Spring, versão 5.5.1 nos quais serão aplicadas as rotinas de pré-processamento [correções das imagens - (Chander et al., 2009)] filtragem de realce e pós-processamento (classificações manuais e automáticas) (Jhonnerie et al., 2015; Giri, 2016; Ma et al., 2017).
Paras as imagens adquiridas pelo VANT, duas rotinas de PD serão aplicadas:

1) utilização de um cluster computacional Dell composto por 32 núcleos Intel® Xeon® @2,60GHz, equipado com 32 gigabytes de memória RAM. Desta maneira, com o uso do software fotogramétrico Agisoft Photoscan, versão 1.2.6, o PD das imagens será efetuado gerando as nuvens de pontos regulares e densas, ortomosaicos georreferenciados e modelos digitais de elevação;

2) produtos gerados pelo processamento, as informações serão trabalhadas no software Arcgis, versão 10.2 para proceder com as etapas de realce e pós-processamento de imagens. O processamento dos dados eletromagnéticos indutivos será realizado no software Oásis Montaj, versão 8.5. As técnicas geoestatísticas (krigagem e mínima curvatura, por exemplo) serão implementadas para a correção dos dados (Geosoft, 2013). Após a geração dos grids e mapas, o software Arcgis, versão 10.2 será utilizado para interpretação integrada com as imagens aéreas.
 

bottom of page